• Banner-Polo-06

O Polo 06-MNEPF/UEFS

O POLO 06 E O 1º ENCONTRO DE PESQUISA DO MNPEF/UEFS


A Construção do Plano de Trabalho no Mestrado Profissional em Ensino de Física

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu de uma iniciativa de proeminentes pesquisadores junto à Sociedade Brasileira de Física (SBF) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trata-se de um projeto de pós-graduação que visa a formação continuada de professores de física dos níveis fundamental e médio da rede pública de ensino. Estruturado em rede nacional, com um total de 45 Polos, o MNPEF cobre grande parte do território brasileiro. A Universidade Estadual de Feira de Santana, representada pela Área de Ensino de Física do Departamento de Física, participa desse projeto como Polo 06. Em sua gênese, para além da atualização conceitual e didático-pedagógica dos docentes, esse programa de pesquisa e pós-graduação tem por objetivo promover a inserção de temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ambiente escolar.

Apesar do marco legal das mudanças na educação brasileira ter sido estabelecido em 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996), e consolidado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+), a inserção de FMC na escola ainda é um problema conceitual e pedagógico concreto no Brasil, a despeito das inúmeras discussões em reuniões científicas recentes (SANCHES et al, 2006; MONTEIRO, NARDI, 2008; SANTOS, FERNANDES, BITENCOURT, 2010; LUZ, RIGA, 2013) e do grande número de publicações sobre o tema em revistas especializadas. Nesse contexto, o MNPEF surge como uma tentativa de reduzir o hiato entre as bases administrativas e acadêmicas, por um lado, e a realidade do ensino de ciências, por outro. Particularmente, pretende-se lançar mão de uma vasta produção acadêmica em Ensino e Aprendizagem de Física, ativando os recursos humanos espalhados por todo o país.

O Polo 06 participa desse projeto com uma equipe de pesquisadores em Educação, Física Pura (Hard Physics) e Ensino, História e Filosofia da Física. Parte da equipe tem trajetórias híbridas, com formação inicial em ciências exatas e doutoramento em áreas ligadas à Educação. Aí reside a força da equipe: formação sólida em física associada à formação didático-pedagógica em Ensino de Ciências e áreas correlatas. Por essa razão, os processos de orientação têm sempre um orientador e um coorientador, cada um de um campo do saber. E é justamente essa base cooperativa e colaborativa que levou a Coordenação do Polo 06 a promover o I Encontro de Pesquisa do MNPEF/UEFS, tendo como tema A construção do plano de trabalho no mestrado profissional em ensino de física. Assim, após o primeiro ano de atividades, é imperativo que se promova uma reflexão coletiva sobre os percursos dos mestrandos, tanto para auxiliá-los na consolidação e execução desses projetos, quanto para socializar as aprendizagens auferidas nesse processo. Estamos convidados para um balanço do primeiro ano de vida do Polo 06-UEFS.

Objetivos

  • Socializar as aprendizagens dos orientandos e orientadores no MNPEF.
  • Promover um debate sobre os objetivos conceituais e pedagógicos do MNPEF.
  • Avaliar o desenvolvimento teórico-metodológico dos projetos de dissertação.
  • Avaliar os processos/produtos didático-pedagógicos propostos nos projetos de dissertação.

Comitê Organizador

  • José Carlos Oliveira de Jesus (Coordenador)
  • Antonio Vieira de Andrade Neto
  • Indianara Silva
  • José Luís Michinel Machado

Comitê Científico

  • Álvaro Santos Alves
  • Antonio Vieira de Andrade Neto
  • Elder Sales Teixeira
  • Ernando Silva Ferreira
  • Franz Peter Alves Farias
  • Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto
  • Indianara Silva
  • José Carlos Oliveira de Jesus
  • José Luís Michinel
  • João de Azevedo Cardeal

Referências

LUZ, Wagner Manço da; HIGA, Ivanilda. As pesquisas em Ensino de Física Moderna e o Papel do Professor na Construção de Conhecimentos. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013.

MONTEIRO, Maria Amélia; NARDI, Roberto. As abordagens dos livros didáticos acerca da física moderna e contemporânea: algumas marcas da natureza da ciência. Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, PR – 2008.

SANCHES, Monica Bordim; OLIVEIRA, Jorge Henrique Lopes de; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; RESQUETTI, Silvia Oliveira. A inserção da física moderna e contemporânea no currículo do ensino médio. Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Londrina, PR – 15 a 19 de Agosto de 2006. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/x/atas/ resumos/t0076-1.pdf. Acesso em: 15/07/2014.

SANTOS, Robenilson Ferreira; FERNANDES, Simone Aparecida; BITENCOURT, Ana Carla Peixoto. Abordagem dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea nos livros didáticos do ensino médio. Anais/Resumos da Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia/BA - ISSN 2178-3969. Cruz das Almas, BA – 14 a 17 de Setembro de 2010.


(Texto extraído do Projeto do I Encontro de Pesquisa do Polo 06-MNPEF/UEFS) [PDF]

Recomendar esta página via e-mail: