• Banner-Polo-06

Dissertações e Produtos

RELAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E PRODUTOS EDUCACIONAIS





DEFESAS EM 2023



[Título da Dissertação] [PDF]  Ensino de Emaranhamento Quântico no Ensino Médio utilizando a Perspectiva Sociointeracionista de Vygotsky: uma Sequência Didática partindo do Clássico para o Quântico

Autor: Klinsmann Patrick dos Santos

Orientador: Dr. Álvaro Santos Alves

Coorientador: Dr. Rodolfo Alves de Carvalho Neto

Data da Defesa: 07/02/2023

[Produto Educacional] [PDF]  Material Didático para Abordagem do Emaranhamento Quântico no Ensino Médio

Autor: Klinsmann Patrick dos Santos




DEFESAS EM 2022



[Título da Dissertação] [PDF]  Materiais Semicondutores: Fundamentos Físicos e Aplicações. Uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino Médio

Autor: Gerson Gomes Rocha

Orientador: Dr. Antonio Vieira de Andrade Neto

Coorientador: Dr. Elder Sales Teixeira

Data da Defesa: 20/12/2022

[Produto Educacional] [PDF]  Materiais Semicondutores: Fundamentos Físicos e Aplicações

Autor: Gerson Gomes Rocha


[Título da Dissertação] [PDF]  Eletromagnetismo no Arduino: Proposta de Sequência Didática com utilização de Sensores para Ensino Potencialmente Significativo do Efeito Hall Clássico

Autor: Samuel Cotrim de Oliveira Souza

Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus

Coorientador: Dr. Ernando Silva Ferreira

Data da Defesa: 19/12/2022

[Produto Educacional] [PDF]  Eletromagnetismo: Efeito Hall no ARDUINO

Autor: Samuel Cotrim de Oliveira Souza


[Título da Dissertação] [PDF]  Elaboração de Vídeos Potencialmente Significativos para Introdução da Interação Nuclear Fraca: uma Proposta de Sequência Didática a partir do Decaimento Beta

Autor: Nilson Silva de Andrade

Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus

Coorientador: Dr. Ernando Silva Ferreira

Data da Defesa: 19/12/2022

[Produto Educacional] [PDF]  Vídeos potencialmente Significativos Integrados em uma Sequência Didática para a Introdução da Interação Nuclear Fraca no Ensino Médio: uma Abordagem a partir do Decaimento Beta

Autor: Nilson Silva de Andrade


[Título da Dissertação] [PDF]  Aprendizagem no Ensino Médio das Interpretações sobre a Dualidade na Mecânica Quântica por Meio do Experimento de Dupla Fenda, levando em conta a Perspectiva Histórico-Cultural: um Estudo Discursivo

Autor: Vitor da França Souza

Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus

Coorientador: Dr. José Luís Michinel Machado

Data da Defesa: 20/10/2022

[Produto Educacional] [PDF]  Interpretações do Comportamento da Matéria Microscópica, no Experimento da Fenda Dupla, Utilizando Mediadores

Autor: Vitor da França Souza


[Título da Dissertação] [PDF]  A óptica geométrica na Educação de Jovens e Adultos: uma sequência didática sobre a reflexão da luz em espelhos curvos e planos usando simulações construídas no GeoGebra

Autor: Aleques Sandro de Oliveira Rodrigues

Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus

Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves

Data da Defesa: 18/08/2022

[Produto Educacional] [PDF]  Reflexos do cotidiano: uma sequência didática usando o GeoGebra para o ensino de óptica na Educação de Jovens e Adultos

Autor: Aleques Sandro de Oliveira Rodrigues


[Título da Dissertação] [PDF]  GeoGebra no ensino de física contemporânea: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa  sobre o tema tunelamento quântico

Autor: Nadilson Rocha

Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus

Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves

Data da Defesa: 18/08/2022

[Produto Educacional] [PDF]  Tunelamento quântico: uma simulação teórica no GeoGebra para a inserção de Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio

Autor: Nadilson Rocha




DEFESAS EM 2019



[Título da Dissertação] [PDF]   Laser como Tema Gerador no Ensino Básico (à Luz da Quântica) [PDF]

Autor: Pedro Américo de Santana Silva Lopes

Orientador: Dr. Franz Peter Alves Farias

Coorientadora: Dra. Indianara Lima Silva

Data da Defesa:

[Produto Educacional] [PDF]   A Amplitude do Laser

Autor: Pedro Américo de Santana Silva Lopes


[Título da Dissertação] [PDF]   O  Ensino da Física do Efeito Estufa para Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais

Autor: Almiro Ferreira Santana

Orientador: Dr. Elder Sales Teixeira

Coorientador: Dr. Antônio Vieira de Andrade Neto

Data da Defesa:

[Produto Educacional] [PDF]  A Física do Efeito Estufa - A estufa começa a aquecer?

Autor: Almiro Ferreira Santana


[Título da Dissertação] [PDF] Abordagens potencialmente significativas no ensino fundamental: interação da radiação com a matéria a partir da fenomenotécnica sobre polarização e birrefringência

Autor: José Gilmar Alves dos Santos

Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus

Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves

Data da Defesa:

[Produto Educacional] [PDF]  Exergando mais longe com a luneta de Malus: experiências com a polarização da luz e birrefringência

Autor: José Gilmar Alves dos Santos




DEFESAS EM 2018



[Título da Dissertação] [PDF]  Título da Dissertação

Autor:

Orientador:

Coorientador:

Data da Defesa:

[Produto Educacional] [PDF]  Título do Produto Educacional

Autor:




DEFESAS EM 2017



[Título da Dissertação] [PDF]  A Física Brasileira na Educação Básica: Discutindo as Contribuições de César Lattes para a Descoberta do Méson Pi a Partir de uma Abordagem Histórica e Conceitual

Autor: Alexsandro de Oliveira Figueirêdo

Orientadora: Dra. Indianara Lima Silva

Coorientador: Dr. Franz Peter Alves Farias

Data da Defesa: 01/12/2017

[Produto Educacional] [PDF]  Título do Produto Educacional

Autor: Alexsandro de Oliveira Figueirêdo


[Título da Dissertação] [PDF]  Fotocondutividade no Ensino Médio:

Autor: Nelson de Souza Costa Júnior

Orientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto

Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves

Data da Defesa: 29/08/2017

[Produto Educacional] [PDF]  Título do Produto Educacional

Autor: Nelson de Souza Costa Júnior

 

[Título da Dissertação] [PDF]  Aprendizagem Significativa do Conceito de Energia Nuclear no Ensino Médio

Autor: Marcos Antônio Cerqueira Santos

Orientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto

Coorientador: Dr. Rainer Karl Madejsky

Data da Defesa: 01/08/2017

[Produto Educacional] [PDF]  Título do Produto Educacional

Autor: Marcos Antônio Cerqueira Santos

 

[Título da Dissertação] [PDF]  Ensinado Tópicos de Natureza da Ciência a Partir de uma História do Conceito de Fóton no Ensino Médio

Autor: Daniel de Sento Sé

Orientadora: Dra. Indianara Lima Silva

Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves

Data da Defesa: 01/08/2017

[Produto Educacional] [PDF]  Título do Produto Educacional

Autor: Daniel de Sento Sé

 

[Título da Dissertação] [PDF]  A Utilização da Teoria dos Raios X para o Ensino de Conceitos de Mecânica Quântica sob a Perspectiva Sociocultural em uma Turma do Primeiro Ano do Ensino Médio

Autor: Frank Hebert Pires França

Orientador: Dr. José Luís Michinel Machado

Coorientador: Dr.

Data da Defesa: 01/06/2017

[Produto Educacional] [PDF]  Título do Produto Educacional

Autor: Frank Hebert Pires França

 



DEFESAS EM 2016



[Título da Dissertação] [PDF]  Ensino da Quantização da Energia em Nível Médio Baseado em Experimentos Didáticos com Luminescência

Autor: Thalisson Andrade Mirabeau

Orientador: Dr. Juan Alberto Leyva Cruz

Coorientador: Dr. Ernando Silva Ferreira

Data da Defesa:  /08/2016

[Produto Educacional] [PDF]  Ensino da Quantização da Energia em Nível Médio Baseado em Experimentos Didáticos com Luminescência

Autor: Thalisson Andrade Mirabeau


[Título da Dissertação] [PDF]  Ensino da Quantização da Energia em Nível Médio Baseado em Experimentos Didáticos com Luminescência

Autor: Bruno Andrade Sepúlveda

Orientador: Dr. Ernando Silva Ferreira

Coorientador: Dr. Milton Souza Ribeiro

Data da Defesa:  /08/2016

[Produto Educacional] [PDF]  Ensino da Quantização da Energia em Nível Médio Baseado em Experimentos Didáticos com Luminescência

Autor: Bruno Andrade Sepúlveda


[Título da Dissertação] [PDF]  Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio

Autor: Gessé Estrela Pinheiro

Orientador: Dr. Álvaro Santos Alves

Coorientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto

Data da Defesa:  /08/2016

[Produto Educacional] [PDF]  Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio

Autor: Gessé Estrela Pinheiro


[Título da Dissertação] [PDF]  Ensino do Efeito Fotoelétrico para Estudantes com Deficiência Visual usando um Dispositivo Sonoro-Eletro-Óptico Automático

Autor: Marcos José Santos Estevam

Orientador: Dr. Milton Souza Ribeiro

Coorientador: Dr. Juan Alberto Leyva Cruz

Data da Defesa:  /08/2016

[Produto Educacional] [PDF]  Sequência Didática para o Ensino do Efeito Fotoelétrico para Estudantes com Deficiência Visual usando um Dispositivo Sonoro-Eletro-Óptico Automático

Autor: Marcos José Santos Estevam

 

[Título da Dissertação] [PDF]  Objeto de Aprendizagem para o Ensino do Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental

Autor: Alexandre da Silva Santos

Orientador: Dr. Juan Alberto Leyva Cruz

Coorientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto

Data da Defesa: 01/08/2016

[Produto Educacional] [PDF]  Estratégia de Ensino-Aprendizagem usando o JEF

Autor: Alexandre da Silva Santos


[Título da Dissertação] [PDF]  Utilizando Recursos Audiovisuais como Mediadores para Ensinar a Teoria do Big Bang à Luz da História e Filosofia da Ciência

Autor: Dilton Lopes Carapiá

Orientador: Dr. Rainer Karl Madejsky

Coorientadora: Dra. Indianara Lima Silva.

Data da Defesa: 01/08/2016

[Produto Educacional] [PDF]  Utilizando Recursos Audiovisuais como Mediadores para Ensinar a Teoria do Big Bang à Luz da História e Filosofia da Ciência

Autor: Dilton Lopes Carapiá


[Título da Dissertação] [PDF]  Interação da Radiação com a Matéria e Implicações para o Ensino de Mecânica Quântica: o Caso do Efeito Fotoelétrico

Autor: Gilvan de Oliveira Rios Maia

Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus

Coorientador: Dr. José Luís Michinel Machado

Data da Defesa: 01/08/2016

[Produto Educacional] [PDF]  Interação da Radiação com a Matéria e Implicações para o Ensino de Mecânica Quântica: o Caso do Efeito Fotoelétrico

Autor: Gilvan de Oliveira Rios Maia

 

[Título da Dissertação] [PDF]  Ensino de Conceitos da Complexidade e Caos no Ensino Médio a Partir do Fenômeno Tornado: uma Abordagem na Perspectiva da Aprendizagem Significativa

Autor: Moacyr dos Santos Gomes

Orientador: Dr. José Luís Michinel Machado

Coorientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus

Data da Defesa: 01/08/2016

[Produto Educacional] [PDF]  Uma Sequência Didática para o Ensino de Conceitos da Complexidade e Caos no Ensino Médio a partir do Fenômeno Tornado: uma Abordagem na Perspectiva da Aprendizagem Significativa

Autor: Moacyr dos Santos Gomes


[Título da Dissertação] [PDF]  Noções de Física Quântica a Partir do Estudo do Funcionamento de Dispositivos Semicondutores - Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para 3ª Série do Ensino Médio

Autor: Gustavo de Carvalho Campos

Orientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto

Coorientador: Dr. Antonio Vieira de Andrade Neto

Data da Defesa: 17/06/2016

[Produto Educacional] [PDF]  Título do Produto Educacional

Autor: Gustavo de Carvalho Campos


[Título da Dissertação] [PDF]  Bomba Atômica: Ensinando Física e Energia Nuclear num Contexto Histórico e Sociocultural

Autor: Marcos Vinicius Lima Souza

Orientadora: Dra. Indianara Lima Silva

Coorientador: Dr. Elder Sales Teixeira

Data da Defesa: 01/05/2016

[Produto Educacional] [PDF] Bomba Atômica: Ensinando Física e Energia Nuclear num Contexto Histórico e Sociocultural

Autor: Marcos Vinicius Lima Souza




DEFESAS EM 2015



[Título da Dissertação] [PDF]  O Estudo da Radiação X: Desenvolvendo uma Estratégia de Ensino para a Aprendizagem Significativa

Autor: Jarbas da Silva de Jesus

Orientador: Dr. Álvaro Santos Alves

Coorientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto

Data da Defesa: 01/12/2015

[Produto Educacional] [PDF] O Estudo da Radiação X: Desenvolvendo uma Estratégia de Ensino para a Aprendizagem Significativa

Autor: Jarbas da Silva de Jesus





Recomendar esta página via e-mail: