Dissertações e Produtos
RELAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E PRODUTOS EDUCACIONAIS
DEFESAS EM 2023
[Título da Dissertação] [PDF] Ensino de Emaranhamento Quântico no Ensino Médio utilizando a Perspectiva Sociointeracionista de Vygotsky: uma Sequência Didática partindo do Clássico para o Quântico
Autor: Klinsmann Patrick dos Santos
Orientador: Dr. Álvaro Santos Alves
Coorientador: Dr. Rodolfo Alves de Carvalho Neto
Data da Defesa: 07/02/2023
[Produto Educacional] [PDF] Material Didático para Abordagem do Emaranhamento Quântico no Ensino Médio
Autor: Klinsmann Patrick dos Santos
DEFESAS EM 2022
[Título da Dissertação] [PDF] Materiais Semicondutores: Fundamentos Físicos e Aplicações. Uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino Médio
Autor: Gerson Gomes Rocha
Orientador: Dr. Antonio Vieira de Andrade Neto
Coorientador: Dr. Elder Sales Teixeira
Data da Defesa: 20/12/2022
[Produto Educacional] [PDF] Materiais Semicondutores: Fundamentos Físicos e Aplicações
Autor: Gerson Gomes Rocha
[Título da Dissertação] [PDF] Eletromagnetismo no Arduino: Proposta de Sequência Didática com utilização de Sensores para Ensino Potencialmente Significativo do Efeito Hall Clássico
Autor: Samuel Cotrim de Oliveira Souza
Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus
Coorientador: Dr. Ernando Silva Ferreira
Data da Defesa: 19/12/2022
[Produto Educacional] [PDF] Eletromagnetismo: Efeito Hall no ARDUINO
Autor: Samuel Cotrim de Oliveira Souza
[Título da Dissertação] [PDF] Elaboração de Vídeos Potencialmente Significativos para Introdução da Interação Nuclear Fraca: uma Proposta de Sequência Didática a partir do Decaimento Beta
Autor: Nilson Silva de Andrade
Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus
Coorientador: Dr. Ernando Silva Ferreira
Data da Defesa: 19/12/2022
[Produto Educacional] [PDF] Vídeos potencialmente Significativos Integrados em uma Sequência Didática para a Introdução da Interação Nuclear Fraca no Ensino Médio: uma Abordagem a partir do Decaimento Beta
Autor: Nilson Silva de Andrade
[Título da Dissertação] [PDF] Aprendizagem no Ensino Médio das Interpretações sobre a Dualidade na Mecânica Quântica por Meio do Experimento de Dupla Fenda, levando em conta a Perspectiva Histórico-Cultural: um Estudo Discursivo
Autor: Vitor da França Souza
Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus
Coorientador: Dr. José Luís Michinel Machado
Data da Defesa: 20/10/2022
[Produto Educacional] [PDF] Interpretações do Comportamento da Matéria Microscópica, no Experimento da Fenda Dupla, Utilizando Mediadores
Autor: Vitor da França Souza
[Título da Dissertação] [PDF] A óptica geométrica na Educação de Jovens e Adultos: uma sequência didática sobre a reflexão da luz em espelhos curvos e planos usando simulações construídas no GeoGebra
Autor: Aleques Sandro de Oliveira Rodrigues
Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus
Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves
Data da Defesa: 18/08/2022
[Produto Educacional] [PDF] Reflexos do cotidiano: uma sequência didática usando o GeoGebra para o ensino de óptica na Educação de Jovens e Adultos
Autor: Aleques Sandro de Oliveira Rodrigues
[Título da Dissertação] [PDF] GeoGebra no ensino de física contemporânea: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre o tema tunelamento quântico
Autor: Nadilson Rocha
Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus
Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves
Data da Defesa: 18/08/2022
[Produto Educacional] [PDF] Tunelamento quântico: uma simulação teórica no GeoGebra para a inserção de Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
Autor: Nadilson Rocha
DEFESAS EM 2019
[Título da Dissertação] [PDF] Laser como Tema Gerador no Ensino Básico (à Luz da Quântica) [PDF]
Autor: Pedro Américo de Santana Silva Lopes
Orientador: Dr. Franz Peter Alves Farias
Coorientadora: Dra. Indianara Lima Silva
Data da Defesa:
[Produto Educacional] [PDF] A Amplitude do Laser
Autor: Pedro Américo de Santana Silva Lopes
[Título da Dissertação] [PDF] O Ensino da Física do Efeito Estufa para Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais
Autor: Almiro Ferreira Santana
Orientador: Dr. Elder Sales Teixeira
Coorientador: Dr. Antônio Vieira de Andrade Neto
Data da Defesa:
[Produto Educacional] [PDF] A Física do Efeito Estufa - A estufa começa a aquecer?
Autor: Almiro Ferreira Santana
[Título da Dissertação] [PDF] Abordagens potencialmente significativas no ensino fundamental: interação da radiação com a matéria a partir da fenomenotécnica sobre polarização e birrefringência
Autor: José Gilmar Alves dos Santos
Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus
Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves
Data da Defesa:
[Produto Educacional] [PDF] Exergando mais longe com a luneta de Malus: experiências com a polarização da luz e birrefringência
Autor: José Gilmar Alves dos Santos
DEFESAS EM 2018
[Título da Dissertação] [PDF] Título da Dissertação
Autor:
Orientador:
Coorientador:
Data da Defesa:
[Produto Educacional] [PDF] Título do Produto Educacional
Autor:
DEFESAS EM 2017
[Título da Dissertação] [PDF] A Física Brasileira na Educação Básica: Discutindo as Contribuições de César Lattes para a Descoberta do Méson Pi a Partir de uma Abordagem Histórica e Conceitual
Autor: Alexsandro de Oliveira Figueirêdo
Orientadora: Dra. Indianara Lima Silva
Coorientador: Dr. Franz Peter Alves Farias
Data da Defesa: 01/12/2017
[Produto Educacional] [PDF] Título do Produto Educacional
Autor: Alexsandro de Oliveira Figueirêdo
[Título da Dissertação] [PDF] Fotocondutividade no Ensino Médio:
Autor: Nelson de Souza Costa Júnior
Orientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto
Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves
Data da Defesa: 29/08/2017
[Produto Educacional] [PDF] Título do Produto Educacional
Autor: Nelson de Souza Costa Júnior
[Título da Dissertação] [PDF] Aprendizagem Significativa do Conceito de Energia Nuclear no Ensino Médio
Autor: Marcos Antônio Cerqueira Santos
Orientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto
Coorientador: Dr. Rainer Karl Madejsky
Data da Defesa: 01/08/2017
[Produto Educacional] [PDF] Título do Produto Educacional
Autor: Marcos Antônio Cerqueira Santos
[Título da Dissertação] [PDF] Ensinado Tópicos de Natureza da Ciência a Partir de uma História do Conceito de Fóton no Ensino Médio
Autor: Daniel de Sento Sé
Orientadora: Dra. Indianara Lima Silva
Coorientador: Dr. Álvaro Santos Alves
Data da Defesa: 01/08/2017
[Produto Educacional] [PDF] Título do Produto Educacional
Autor: Daniel de Sento Sé
[Título da Dissertação] [PDF] A Utilização da Teoria dos Raios X para o Ensino de Conceitos de Mecânica Quântica sob a Perspectiva Sociocultural em uma Turma do Primeiro Ano do Ensino Médio
Autor: Frank Hebert Pires França
Orientador: Dr. José Luís Michinel Machado
Coorientador: Dr.
Data da Defesa: 01/06/2017
[Produto Educacional] [PDF] Título do Produto Educacional
Autor: Frank Hebert Pires França
DEFESAS EM 2016
[Título da Dissertação] [PDF] Ensino da Quantização da Energia em Nível Médio Baseado em Experimentos Didáticos com Luminescência
Autor: Thalisson Andrade Mirabeau
Orientador: Dr. Juan Alberto Leyva Cruz
Coorientador: Dr. Ernando Silva Ferreira
Data da Defesa: /08/2016
[Produto Educacional] [PDF] Ensino da Quantização da Energia em Nível Médio Baseado em Experimentos Didáticos com Luminescência
Autor: Thalisson Andrade Mirabeau
[Título da Dissertação] [PDF] Ensino da Quantização da Energia em Nível Médio Baseado em Experimentos Didáticos com Luminescência
Autor: Bruno Andrade Sepúlveda
Orientador: Dr. Ernando Silva Ferreira
Coorientador: Dr. Milton Souza Ribeiro
Data da Defesa: /08/2016
[Produto Educacional] [PDF] Ensino da Quantização da Energia em Nível Médio Baseado em Experimentos Didáticos com Luminescência
Autor: Bruno Andrade Sepúlveda
[Título da Dissertação] [PDF] Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio
Autor: Gessé Estrela Pinheiro
Orientador: Dr. Álvaro Santos Alves
Coorientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto
Data da Defesa: /08/2016
[Produto Educacional] [PDF] Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio
Autor: Gessé Estrela Pinheiro
[Título da Dissertação] [PDF] Ensino do Efeito Fotoelétrico para Estudantes com Deficiência Visual usando um Dispositivo Sonoro-Eletro-Óptico Automático
Autor: Marcos José Santos Estevam
Orientador: Dr. Milton Souza Ribeiro
Coorientador: Dr. Juan Alberto Leyva Cruz
Data da Defesa: /08/2016
[Produto Educacional] [PDF] Sequência Didática para o Ensino do Efeito Fotoelétrico para Estudantes com Deficiência Visual usando um Dispositivo Sonoro-Eletro-Óptico Automático
Autor: Marcos José Santos Estevam
[Título da Dissertação] [PDF] Objeto de Aprendizagem para o Ensino do Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental
Autor: Alexandre da Silva Santos
Orientador: Dr. Juan Alberto Leyva Cruz
Coorientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto
Data da Defesa: 01/08/2016
[Produto Educacional] [PDF] Estratégia de Ensino-Aprendizagem usando o JEF
Autor: Alexandre da Silva Santos
[Título da Dissertação] [PDF] Utilizando Recursos Audiovisuais como Mediadores para Ensinar a Teoria do Big Bang à Luz da História e Filosofia da Ciência
Autor: Dilton Lopes Carapiá
Orientador: Dr. Rainer Karl Madejsky
Coorientadora: Dra. Indianara Lima Silva.
Data da Defesa: 01/08/2016
[Produto Educacional] [PDF] Utilizando Recursos Audiovisuais como Mediadores para Ensinar a Teoria do Big Bang à Luz da História e Filosofia da Ciência
Autor: Dilton Lopes Carapiá
[Título da Dissertação] [PDF] Interação da Radiação com a Matéria e Implicações para o Ensino de Mecânica Quântica: o Caso do Efeito Fotoelétrico
Autor: Gilvan de Oliveira Rios Maia
Orientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus
Coorientador: Dr. José Luís Michinel Machado
Data da Defesa: 01/08/2016
[Produto Educacional] [PDF] Interação da Radiação com a Matéria e Implicações para o Ensino de Mecânica Quântica: o Caso do Efeito Fotoelétrico
Autor: Gilvan de Oliveira Rios Maia
[Título da Dissertação] [PDF] Ensino de Conceitos da Complexidade e Caos no Ensino Médio a Partir do Fenômeno Tornado: uma Abordagem na Perspectiva da Aprendizagem Significativa
Autor: Moacyr dos Santos Gomes
Orientador: Dr. José Luís Michinel Machado
Coorientador: Dr. José Carlos Oliveira de Jesus
Data da Defesa: 01/08/2016
[Produto Educacional] [PDF] Uma Sequência Didática para o Ensino de Conceitos da Complexidade e Caos no Ensino Médio a partir do Fenômeno Tornado: uma Abordagem na Perspectiva da Aprendizagem Significativa
Autor: Moacyr dos Santos Gomes
[Título da Dissertação] [PDF] Noções de Física Quântica a Partir do Estudo do Funcionamento de Dispositivos Semicondutores - Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para 3ª Série do Ensino Médio
Autor: Gustavo de Carvalho Campos
Orientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto
Coorientador: Dr. Antonio Vieira de Andrade Neto
Data da Defesa: 17/06/2016
[Produto Educacional] [PDF] Título do Produto Educacional
Autor: Gustavo de Carvalho Campos
[Título da Dissertação] [PDF] Bomba Atômica: Ensinando Física e Energia Nuclear num Contexto Histórico e Sociocultural
Autor: Marcos Vinicius Lima Souza
Orientadora: Dra. Indianara Lima Silva
Coorientador: Dr. Elder Sales Teixeira
Data da Defesa: 01/05/2016
[Produto Educacional] [PDF] Bomba Atômica: Ensinando Física e Energia Nuclear num Contexto Histórico e Sociocultural
Autor: Marcos Vinicius Lima Souza
DEFESAS EM 2015
[Título da Dissertação] [PDF] O Estudo da Radiação X: Desenvolvendo uma Estratégia de Ensino para a Aprendizagem Significativa
Autor: Jarbas da Silva de Jesus
Orientador: Dr. Álvaro Santos Alves
Coorientadora: Dra. Gabriela Ribeiro P. Rezende Pinto
Data da Defesa: 01/12/2015
[Produto Educacional] [PDF] O Estudo da Radiação X: Desenvolvendo uma Estratégia de Ensino para a Aprendizagem Significativa
Autor: Jarbas da Silva de Jesus